Road trip em Portugal com meus pais – Parte II

Então vamos a segunda parte da viagem. Até porque a aventura de verdade aconteceu no segundo dia da nossa viagem.

Como contei no primeiro post – se você ainda não leu a parte I, clique aqui – decidimos dormir em Coimbra. Nosso destino final seria a Serra da Estrela, apesar de ser março, quase Primavera, tinha tido uma nevasca no final de semana anterior. Portanto, era uma boa chance de ver a Serra branquinha, como ela deve ser.

No entanto, desde que comecei a ler sobre lugares para conhecer em Portugal, descobri Piódão e queria conhecer. Talvez você nunca tenha ouvido falar. Mas, a aldeia, no centro do país está sempre na lista de “lugares curiosos” para conhecer e eu queria ir.

Encravada num vale, literalmente no meio do nada, Piódão é uma aldeia composta por casas construídas de Xisto (tipo ardósia). Isso dá um visual homogêneo e a igrejinha branca, no meio da aldeia, quebra toda esta unidade e garante um visual diferente de tudo que já tinha visto. Logo que você começa a chegar, é meio inacreditável o que você. Aquela cidadezinha ali, no meio do nada, num morro, sabe, não sei nem explicar muito. Mas, a visita a Piódão mexeu muito comigo. Ver as senhorinhas que ainda vivem lá – sim, a população local vem reduzindo drasticamente –  varrendo o tapete das portas, recolhendo a lenha, subindo e descendo as escadas e vielas, me fez pensar muito. É muito louco como existem diferentes tipos de vida no mundo, né?

jsalomao-roadtrip-portugal-piodao-serra-da-estrela-6

Chegar a aldeia não é tão simples assim e mesmo com GPS nos perdemos algumas vezes. Isso sem falar da estrada, uma serra com curvas ‘cotovelos’ e sem proteção, rsrsrs! Mas, vale a pena, Juan? Vale, demais! Se alguma vez, você tiver rodando Portugal de carro, eu recomendo este super desvio, por uma estrada tortuosa, porém linda (tipo a vida, haha). Ok, mas não espere passar o dia lá. Afinal, é um lugar para ver e ponto final.

Tomamos um café no que eu penso ser o único da aldeia, comemos um docinho típico de lá e seguimos para a Serra da Estrela. Só de olhar de volta para aquela serra eu tremi, hahaha! Mas, pelo menos comprovei para os meus pais que não comprei minha carteira de motorista.

Para chegar a Serra da Estrela existem algumas opções. Você pode subir pela Covilhã, que é o mais comum ou por Seia, ou por onde nós passamos, que não sei dizer bem por onde foi.

O dia estava lindo, céu azul infinito e logo começamos a avistar os montes brancos e a neve acumulada do final de semana anterior. Mal nos aproximamos da Estância de Ski da Serra da Estrela e já haviam muitos carros parados. Em Portugal não neva muito, portanto sempre que há este acúmulo de neve, principalmente se combinado com um dia azul, todo mundo quer aproveitar.

jsalomao-roadtrip-portugal-piodao-serra-da-estrela-9

Estacionar não foi fácil, mas paramos e seguimos a pé até o ponto mais alto, que são as torres de observação. A vista é incrível, de tirar o fôlego mesmo! Mas, não sei se foi o dia que fomos, estava tudo muito confuso, muita gente, muito carro, muito tudo. Mas, valeu a pena.

Passeamos, tiramos fotos, comemos um sanduíche com queijo da Serra da Estrela, que é maravilhoso, e começamos o retorno para casa. Na descida vimos paisagens maravilhosas e com um pôr-do-sol espetacular. Estava ali, junto com meus pais, vivendo algo novo para nós três, foi muito especial e guardo com muito carinho.

Para voltar para Braga passamos por Seia, que é super bonitinha e seguimos de volta rumo ao Norte. Assim acabou a nossa Road Trip e primeira aventura por aqui. Depois ainda teve muito mais: Lisboa, Santiago de Compostela e Barcelona. Mas, isso eu conto depois 🙂

Juan

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s