Resumão italiano: Expo2015, Milão e Modena

Como contei neste post, fui para Milão encontrar com a Lorena, que tinha vindo a trabalho para Europa. Depois de arranjos e desarranjos, conseguimos nos encontrar. Em Milão ficamos hospedados próximo a Expo Milano, ou seja, bem longe do centro. Se eu pudesse comparar, é como se estivéssemos na Barra da Tijuca, porém sem o trânsito. Porém, no primeiro dia, devido a distância e como eu estava cheio de trabalho para entregar, acabei passando o dia no hotel, para poder curtir os outros dias com tranquilidade.

A vista do nosso quarto. Uma parte super em desenvolvimento da cidade.

A vista do nosso quarto. Uma parte super em desenvolvimento da cidade.

No segundo dia, acordei cedo para acompanhar a Lorena até a Expo MIlano 2015, a exposição mundial é uma feira que acontece desde o final do século XIX, a primeira foi em 1851, em Londres, que reúne diversos países para apresentarem um pouco da cultura, dos produtos e tradições. Toda edição tem um tema central e o de Milão é a alimentação.

Assim que cheguei na Expo, fiquei impressionado com o tamanho do lugar, pensem numa Cidade do Rock, pois é, ela fica pequena perto de lá. Além de imensa, a estrutura é linda. A Expo é muito bem organizada, e ela consiste basicamente em diversos pavilhões, cada país tem o seu e que são explorados das maneiras mais diferentes possíveis. Eu fiquei por lá de 10h da manhã até às 17h, mas não consegui visitar nem metade. Os pavilhões são criativos, bonitos e interativos. Além disso, no final de cada “tour” você caía em uma loja com produtos e comida, sim eu disse, comida de cada um deles. Ou seja, como foi difícil lidar com a vontade de provar cada coisa, ainda mais que os preços não eram salgados, variavam entre 5 e 15 euros. O Brasil está lá representado, com um pavilhão interativo muito interessante e inclusive é uma das maiores filas. Se você está planejando uma viagem para Milão, reserve um dia para Expo, o ingresso custa 32 euros.

Juan Salomão em Milao (1)

Esta árvore é o símbolo da Expo Milano 2015

Juan Salomão em Milao (30)

Juan Salomão em Milao (37)

O pavilhão do Brasil ❤

Juan Salomão em Milao (35)

DCIM107GOPRO

O pavilhão do Brasil propõe a aventura de caminhar sobre uma rede instável, passando por cima de uma “floresta”.

Juan Salomão em Milao (26)

Pavilhão do Qatar

DCIM107GOPRO

Dentro do pavilhão da Espanha, uma instalação com pratos luminosos.

Juan Salomão em Milao (32)

Pavilhão da Malásia.

Juan Salomão em Milao (33)

Coréia tinha um dos pavilhões mais tecnológicos.

Juan Salomão em Milao (27)

Turquia





Juan Salomão em Milao (40)

Caldeirões de comida no pavilhão coreano.

Juan Salomão em Milao (34)

O pavilhão angolano era lindimais 😉

Juan Salomão em Milao (42)

Pavilhão do Nepal reproduzia um templo ❤

Como a Lorena estava trabalhando, eu passei o dia sozinho passeando, por isso esta é a única foto que tenho por lá.

Juan Salomão em Milao (44)

Na noite deste mesmo dia seguimos para o centro para jantar, além disso, no dia seguinte fui passear em Milão, antes de ir para Modena. Todo mundo que vai a Milão diz: “Lá não tem nada”. De fato, se você comparar com outras cidades grandes europeias como Paris e Londres, realmente é uma cidade com menos opções. No entanto, está longe de não ter nada para fazer. A cidade é linda, agitada, cheia de bares e restaurantes incríveis. A Duomo já vale um dia na cidade, pois deve ser vista com a luz do dia e a noite. Sem falar do Castelo Sforzesco, a galeria Vittorio Emanuele, das lindas ruas em que você deve se perder, além de uma ida ao bairro boêmio Navigli. Para os amantes da moda não deixem de ir a loja Corso Como e a Fondazione Prada.

Porém o ápice da viagem pra mim foi a oportunidade de ver a Santa Ceia. Sim, a pintura de Leonardo da Vinci está lá, na Igreja Santa Maria delle Grazie, no Cenacolo Vinciniano. Confesso que foi uma das minhas experiências de maior impacto com uma obra de arte. Ao contrário da Mona Lisa, que você mal consegue ver, a visita da Santa Ceia é super organizada, dura 20 minutos e só entram umas 20 pessoas por vez. Lá dentro o silêncio reina, além de ser proibido fotografar, ou seja, ou você vive aquela experiência ou vive. O ingresso é concorrido, é preciso comprar com antecedência de pelo menos dois meses de antecedência pela internet. Como eu fiquei sabendo que ia para lá uma semana antes, comecei a pesquisar como poderia fazer e descobri num blog, que talvez conseguisse comprar por telefone, e assim, depois de uma hora no skype, consegui um ingresso.

Juan Salomão em Milao (41)

Juan Salomão em Milao (10)

POW – Duomo – POW

Juan Salomão em Milao (21)

Juan Salomão em Milao (22)

Não deixe de ir a Duomo a noite.

Juan Salomão em Milano3

A galeria Vittorio Emanuele

Diz a lenda que você deve rodar o calcanhar nos testículos do boi da galeria, três vezes, no sentido horário, para ter boa sorte.

Juan Salomão em Milao (12)

Juan Salomão em Milao (14)

Ao fundo o Castelo Sforzesco

DCIM107GOPRO

O calor estava tão forte, que parei uns minutos para refrescar na fonte.

Juan Salomão em Milao (15)

Reparem na galera nadando na fonte.

Juan Salomão em Milao (17)

Igreja Santa Maria delle Grazie, onde está a Santa Ceia.

Depois de sair da visita da Santa Ceia, segui para a Estação Central de Milão, que também é linda e peguei um trem para Modena, cidade onde surgiu a Ferrari e berço do cantor Pavarotti. No entanto, não tive a chance de ir aos dois museus, cheguei no fim do dia, dei uma volta pelo centro, jantei com a Lorena e no dia seguinte partimos cedo para visitar locais produtores de queijo, o que também foi maravilhoso, mas não tenho fotos das fábricas. Logo a noite, fomos para Veneza e aí você já sabe tudo, né.

DCIM107GOPRO

Ciao Modena

Juan Salomão em Milao (19)

Duomo de Modena

Juan Salomão em Milao (18)


Baci,
Juan Salomão

Anúncios

2 comments

  1. Lorena Matheus · Agosto 24, 2015

    VIVO PER LEI EN LA CIUTAAAAAAAA…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s