Réveillon na Europa: Uma Nochevieja em Madri!

Passar a virada do ano fora do Brasil é o desejo de muitos, no entanto temos festas incríveis, comemorações na praia, fogos de artifício, muita música, sete ondas e tudo mais, além disso, Dezembro está longe de ser um mês animado na Europa. Mesmo com o clima das festas, é quando os dias ficam mais curtos, o inverno chega de vez e sair de casa é algo que se pensa duas vezes.

É claro que para nós, brasileiros, até o frio é novidade e queremos curtir. Não ia deixar de aproveitar a passagem de ano de maneira animada e divertida, a questão era só saber o destino. No meu caso foi muito mais simples, pois tinha dois amigos vindo do Brasil, a Mayara e o Bruno, para Madrid, além do Pedro que mora em Dublin e também animou de ir pra lá, então fomos, uma turma grande: Eu, Dudu, os três, e ainda estaria lá o Airton, meu veterano no mestrado, ou seja, se tudo fosse desanimado, pelo menos estaríamos juntos para festejar.

Madrid2

Espanha mi amor!

Madrid3

Madri é um sucesso! Animada, cosmopolita, agitada, barulhenta e festeira. Logo pela manhã já se vê pessoas tomando cerveja e comendo as tapas (petiscos para nós), a vantagem de lá é que quando se pede qualquer bebida alcoólica, os garçons já servem tapas (0800, free, grátis) para acompanhar. Ao longo do dia as ruas vão ficando cada vez mais movimentadas, e assim ficam até o início da madrugada. Ah, e não é programa só pra jovem não, nos bares tem gente de todas idades, dos 10 aos 100, é demais!

Eu tinha quatro dias na capital espanhola, porém dois desses eram complicados o 31 e o 1º, sendo assim visitas a museus e alguns pontos ficaram restritas. Como sempre faço, dediquei o primeiro dia a andar, reconhecer o território. Circulamos pelo Parque do El Retiro, que já vale a visita a cidade, ele é enorme e tem que bater perna para conhecer todo. Os dias estavam lindos e mesmo sendo inverno a temperatura não estava mal DE DIA (12ºC\ -1ºC). Neste primeiro dia também fomos a região do estádio do Real Madrid, o pessoal fez o tour que custa 19 euros e leva cerca de duas horas, como não sou fã de futebol fui perambular. A noite conhecemos a região central, a Gran Via, que conta com as grandes lojas, fomos andando até o Palácio de Cibeles, Puerta de Alcala, voltamos para a Puerta del Sol, Plaza Mayor e encerramos o dia no paraíso das sangrias, vinhos e tapas, o Mercado San Miguel. Andamos muito, muito mesmo, mas conseguimos conhecer um pedação da cidade.

ArquiteturadeMadrid

Arquitetura linda da cidade

AvenidasLargas

Avenidas super largas 🙂

EntradadoRetiro

Uma das entradas para o Parque do El Retiro ❤

Parque ElRetiro

El Retiro

FontesRetiro

O lago congelado pelo frio das madrugadas

ElRetiro

Fonte do Retiro

Cada canto é incrível

???????????????????????????????

Combo Ryanair: Casacão+Cachecol, tudo preto pra poder repetir muito!

PuertaAlcala

Puerta de Alcala

Nos outros dias fomos com mais calma, sem tanta pressa. Conhecemos o Palácio Real de Madrid, casa do Rei e Rainha, que é infinitamente mais maravilhoso do que o de Buckingham e o Templo de Debod, uma construção do século II A.C., doada pelo governo egípcio após pedido da UNESCO na tentativa de salvar alguns patrimônios que estavam em ruínas. O templo é o mais completo que se encontra fora do Egito, ou seja, vale muito a visita. A praça onde ele foi instalado também é linda e conta com um mirante fantástico.

Madri tem museus importantíssimos como o do Prado, o Reina Sofia, o Thyssen-Bornemisza, mas tive que escolher apenas um para ir, além do tempo corrido, a cidade estava lotada,  ou seja, filas, muitas filas. A do Prado era impossível, por isso acabamos indo ao Reina Sofia, dedicado a arte moderna com obras de Picasso, inclusive a Guernica, Salvador Dalí, Miró entre tantos outros. A entrada custa 8 euros, mas no fim da tarde fica gratuita.

Madrid4

Aponta a câmera pra cima e vai

MuseudoPrado

O Museu do Prado

Cibeles

O Palácio de Cibeles ao fundo

Cibeles2

Cibeles em detalhes

MadridANoite

Madri pela noite

PlazaMayopr

A Plaza Mayor decorada para o Natal

San MIguel

O Mercado San Miguel ❤

Madri é muito colorida, alegre e festiva como já disse no início do post, isso é reflexo ou se reflete nas roupas, no comportamento das pessoas, na arquitetura, nos bares e claro no Réveillon. A Nochevieja acontece na Puerta del Sol, o Km 0 da cidade, o centro fica parecendo um formigueiro de pessoas a espera das 12 badaladas, que devem ser acompanhadas por 12 uvas. O clima é ótimo, animado, mas oh, é isso e pronto, acabou! 00h30 as pessoas já se dispersam e o jeito é procurar as baladinhas da região, todas inflacionadas, mas conseguimos um bom preço, pagamos 15 euros com direito a uma bebida e por lá ficamos. No dia seguinte era possível ver muitas pessoas “viradas” da madruga ainda na rua, bebendo e celebrando o ano novo, muita gente saindo das boates ao meio-dia, uma loucura, mas muito divertido de ver.

NOchevieja4

Nochevieja na Puerta del Sol!

Curamos a ressaca no Botin, o restaurante mais antigo do mundo (1752), particularmente não curti, achei o atendimento grosseiro, o preço absurdo e a comida regular, valeria apenas uma visita ao interior. O último dia foi de passeios bem tranquilos, fui até a arena das touradas (não concordo com o “esporte”, ok?), a fonte de Netuno e mais voltas pelo centro e Gran Via.

Plaza de Toros

A foto já tem legenda, rsrs!

PalaciodeCibeles

Gracias Madrid!

Eu sou fã do Ano Novo no Rio de Janeiro porque é democrático,  popular e animado, dá pra gastar de R$ 20,00 a R$ 1.000,00, vai do gosto do freguês, e estava muito receoso de como seria a virada por aqui, mas olha, fui felizmente surpreendido e me apaixonei pela Espanha imediatamente, como vocês viram nos posts da semana passada em Vigo. Recomendo a experiência para quem quer rodar por aqui no fim do ano.

E vocês já passaram o Réveillon em outras bandas?
Conta pra mim!

Beijos,

Juan Salomão

Anúncios

2 comments

  1. Luciana c caldeira · Abril 10, 2015

    Madri é linda!!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s