7 motivos para amar em Portugal

Há poucos dias completei seis meses no lado de cá do Atlântico, eu sei que ainda é pouco tempo, mas uma mudança, principalmente de país, gera emoções e experiências são muito fortes. A cada dia descubro coisas novas sobre Portugal, de uma palavra a um lugar, e vou gostando cada vez mais deste país. É óbvio que nem tudo são flores, tem os dias difíceis, que a gente se sente mais pra baixo, tem as diferenças culturais, a saudade da família, dos amigos, mas o post de hoje é pra valorizar a Terrinha e te deixar com vontade de vir me visitar. Então vamos a primeira lista das coisas que amo por aqui ❤

1) É igual, mas diferente…

Começa pelo idioma que é o mesmo, só que não, por aqui se fala português, e nós falamos brasileiro, sim, isso pode parecer estranho, mas é impressionante como nos distanciamos da língua original, o que não é melhor, nem pior, é só diferente. Das construções das frases as expressões, tudo é diferente, o que início faz a gente repetir a nossa expressão mais comum de quando não entendemos algo “Oi?”. A paisagem, em muitos momentos também lembra, principalmente o interior de Minas, as áreas rurais, as casinhas, mas também é igual só que diferente. Assim como alguns pratos da culinária, os doces, as novelas…Ou seja, tem muita coisa parecida, que nos dá um sentimento de familiaridade, mas no fundo é tudo muito diferente. O que é ótimo para novos conhecimentos, experiências e coisa e tal, mas sem tomar aquele choque de quem vai pra Rússia, por exemplo.

Braga vista do Santuário de Bom Jesus do Monte

Braga vista de cima, tem uma coisa de Minas, né?!

2) As distâncias

Para nós, brasileiros, três horas de viagem é coisa rápida, um bate e volta, por aqui é a distância entre Porto e Lisboa, entre o Norte e Sul. Ou seja, dá pra explorar o país e conhecer muita coisa diferente, com quatro horas de viagem se vai da praia a neve (Sim, tem neve em portugal, na Serra da Estrela). Então, considere seriamente Portugal como sua próxima viagem.

Por do sol na Foz do Douro

Uma foto do pôs do sol para representar poeticamente as distâncias, rs!

3) Lisboa-Porto

Sabe nosso bairrismo Rio-São Paulo, a disputa entre calor e frio, praia e cidade e sotaques bem diferentes. Pois é, por aqui também é assim, enquanto Lisboa é solar, iluminada, o Porto é mais escuro, mais antigo (e mais charmoso, olha o bairrismo!). O Porto se esconde em vielas, sobrados, e se revela nas pontes maravilhosas que cortam o Rio Douro. Lisboa é ampla, assim como o Tejo, mais agitada e também muito linda. Lá no Sul o sotaque é mais brando, para nós é mais simplesmente de entender, aqui no Norte é mais forte, mais “bruto” e ouve-se mais palavrões também, rsrs!
Na minha opinião. pra quem vem, as duas cidades são paradas obrigatórias, um jeito de conhecer o estilo do Sul e o do Norte, que apesar da distância, variam muito.

Uma das muitas vielas do Porto com a Sé ao fundo

Uma das muitas vielas do Porto com a Sé ao fundo

Margem do Rio Tejo na praça do comércio em Lisboa

Um dia de sol e o Tejo do tamanho do mar em Lisboa ❤

4) O vinho

Seja um bom Alentejano, do Douro, tinto, branco ou verde, o vinho português é sempre uma boa pedida. Bom, bonito e barato, no caso bonito não se encaixa, mas por aqui nada melhor para acompanhar uma refeição do que uma boa taça de vinho. Ah, e claro, o indiscutível Vinho do Porto.

Taça de vinho Casal Garcia

5) A comida

Pode sentar, ajoelha, chorar e rezar porque a comida portuguesa merece. Esqueça a bacalhoada da sua avó, porque aquilo é batata com peixe, o que não falta por aqui são variações do bacalhau que pode ser frito, assado, cozido, com batata, no arroz, gratinado, no pão…eita, que eu quase morro.Além disso, é muito comum por aqui os restaurantes servirem o menu do dia, que por um valor fixo ( normalmente entre 5 e 10 euros) você tem direito a uma sopa de entrada com pão, m prato principal, sobremesa, café uma bebida, ou seja, é o paraíso.

Os pratos principais são os mais variados tipos de bacalhau, a alheira (um embutido com carne de caça e farinha, que é a melhor coisa do mundo), arroz de pato, polvo grelhado, lula recheada, sardinha e uma infinidade de gordices maravilhosas.

Prato típico de portugal

A francesinha, bem leve e bem saudável!

Agora, a melhor coisa que já comi aqui até hoje é a Francesinha. Um sanduíche típico do Norte, feito com um pão de forma alto, carne, presunto,gratinado com queijo, batatas fritas e coberto por um molho indescritível. Claro que é tipo um tijolo, aquilo é o equivalente a sair da dieta por dez dias, mas oh, vale cada caloria.

6) O café e os doces

Falando em calorias, vamos ao lugar preferido dos portugueses: Os cafés. Por lá, encontra-se almoço, lanche, jantar, chá, cerveja e claro, café e doce.

A pastelaria portuguesa, ou seja, a doceria daqui é uma loucura, eu ainda não consegui provar tudo, porque se não já dava pra rolar pro Brasil, mas pra quem é fã dos doces das padarias brasileiros, assim como eu, fica complicado. Tudo é delicioso, tudo leva ovo e creme amarelo, salpicado de açúcar e muito amor. O docinho é sempre acompanhado de um café, que não é pros fracos, o cafézinho daqui é forte, e um expresso é apenas meia xícara daquelas pequenininhas, um verdadeiro shot. Se você não gosta tão forte, é só pedir ele cheio, que aí enche-se a xícara inteira, mas ainda assim é muito forte, e no caso, eu adoro!

vitrine de doces

Desculpem pela foto, mas nunca dá tempo de tirar a foto antes de comer.

7) Os preços

Como disse, morei quase quatro anos no Rio, e nada me assustava mais do que os preços, sair pra almoçar no mínimo R$40,00, um drink R$15, um fim de semana simples já era uma grana. No entanto, por aqui é o oposto, não conheço muitos países, mas sem dúvida, aqui é o mais barato dos que já fui, mesmo convertendo, o que não faço mais porque se não a gente pira, mas é serio, aqui você volta a usar moedinhas, a gastar centavos, ou cêntimos como se diz por aqui, gastar uma nota de 20 é algo que você pensa duas vezes, porque com esse dinheiro dá pra comer, beber e passear!

Porto

Vem gente!

Já falei demais por hoje, mas espero que vocês tenham curtido e ficado com vontade de vir me ver!

Se você já veio a Portugal, me conta o que você mais amou!

beijos,

Juan Salomão

Anúncios

9 comments

  1. Irie Salomao · Março 30, 2015

    É um espetáculo da natureza com a parceria de um povo civilizado. Beijo do pai. Ps: seu artigo ficou muito bem escrito.

    Enviada do meu iPhone

    >

    Liked by 1 person

  2. Estados Unidos Brasil · Março 30, 2015

    Lindas fotos!!! 😉

    Gostar

  3. Márcia Barcellos da Cunha · Abril 2, 2015

    Olá Juan!
    Que lindo passeio! Lugares maravilhosos! Abraço.

    Gostar

  4. Daniel DL · Abril 3, 2015

    Olá Juan. A neve não se apresenta somente na Serra da Estrela. Ela faz um pouco de aparição em outras regiões do país. Desde serras até às cidades, no entanto é mais abundante na serra da Estrela. Estou a curtir do teu blog, desafio-te a conhecer o sul. Abraços

    Gostar

    • Juan Salomão · Abril 7, 2015

      Olá Daniel,
      Que bom que está curtindo o blog e também estou louco para conhecer o Sul.
      Sei também que há neve em outras regiões do país, mas fiz apenas uma referência rápida e mais conhecida para os leitores.
      De toda forma fico feliz pelo comentário.
      Abraços!

      Gostar

  5. Luciana · Maio 1, 2015

    Que texto delicioso de se ler! Viajamos um tanto nas suas impressões desta terra encantadora e com vontade de conhecer mais. Parabéns! Bjs, Lu e Alessandro.

    Gostar

  6. Stephania Lamarca · Novembro 3, 2015

    Super bacana Ju! Realmente é um texto delicioso de ler… Com certeza, estará no meu roteiro pra gente te visitar ♥

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s